domingo, 11 de janeiro de 2015

Mudita: Virtude a ser conquistada








Mudita é a virtude de que se regozijar com o sucesso, prosperidade e alegrias altrui, ou seja, de outros e  que flui suavemente do coração amoroso e bondoso.


Mudita é uma virtude a ser conquistada, ela é ancorada na empatia e no amor-bondade pelo próximo, sentir alegria ao ver outros felizes é algo muito raro e não é um sentimento familiar a todas as pessoas. 

A inveja e o ciúmes impedem o florescimento de Mudita, pois lhe são opostos e, por isso, devem ser combatidos a todo custo e sacrifícios, pois são como " espinhos na carne" sendo preciso removê-los  logo que surjam.

Um coração bondoso, repleto de Mudita se torna grande, generoso e imensurável, aceita todas as pessoas e sente empatia por todas elas, regozijando-se em suas felicidades e alegrias.

Com ausência de Mudita,  não há possibilidade de Iluminação, Despertar e Libertação. Roda Sansárica continuará a girar  incessantemente, por éons e éons... 

Mudita é uma virtude imprescindível, que nasce e floresce  no coração bondoso e compassivo, de forma laborativa, ou seja, há necessidade de se  realizar um trabalho sobre si mesmo para obtê-la, pois normalmente não é desenvolvida de forma expontânea, apesar de se encontrar em todo  coração. Assim, é  preciso um Ato de Vontade para a realização de Mudita.



Monja Kadampa Kelsang Mudita


          

                  
Templo da Paz Mundial kadampa




Oofereço todos os méritos, por ter feito esse blog, a Felicidade de todos os seres, seu Despertar e Iluminação!